Levantamento realizado pela Mowa mostra que houve crescimento de 50% na utilização de dispositivos móveis nos negócios em comparação com 2010.

As maiores empresas do Brasil estão cada vez mais móveis. Elas utilizam recursos combinados ou não nos dispositivos, como SMS, sites e aplicativos para se comunicar, interagir ou se relacionar com seus públicos. Essa é a conclusão do estudo A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País, realizado pela Mowa, grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas.

De acordo com o levantamento, houve crescimento de 50% na utilização de dispositivos móveis nos negócios em comparação com 2010. “Identificamos um substancial aumento no uso da mobilidade. Ainda assim, a presença móvel nas 500 maiores [companhias] ainda é pequena. Apenas 7,5% das maiores empresas do País podem ser consideradas móveis”, diz Guilherme Santa Rosa, vice-presidente da Mowa.

Rosa afirma que esse é um universo novo e as grandes empresas ainda não descobriram como utilizar esses canais. “É um segmento que crescerá muito no Brasil, na medida em que o mercado é educado em como extrair o melhor que esses canais oferecem”, pontua.

Telecom é grande usuária
A pesquisa avaliou que o setor com maior presença móvel continua sendo a indústria de telecomunicações: 33% das empresas do segmento possuem iniciativas nas três frentes avaliadas. São elas: se a companhia possui site produzido especialmente para ser acessado por um smartphone; se tem pelo menos um aplicativo desenvolvido para celular; e se já realizou alguma ação corporativa utilizando SMS.

Em seguida, aparecem as áreas de diversos, com 25%, sistema financeiro/bancos, com 15%, transporte, com 11%, seguradoras, com 10%, autoindústria, com 8%, eletroeletrônico, com 6%, construção, com 4%, varejo, com 2% e indústria de bens de consumo, com 2%.

A pesquisa deste ano incluiu na avaliação o item Tablets, para identificar se aplicativos foram desenvolvidos especialmente o dispositivo. Segundo o levantamento, apenas 13% das maiores empresas brasileiras têm um aplicativo específico para esse tipo de aparelho.

Fonte: IDGNow

No responses yet

Deixe uma resposta