WiGig Alliance lançou nesta semana a versão mais recente de uma especificação industrial para a tecnologia; testes deverão ocorrer até o fim do ano.

O Wi-Fi Gigabit ficou um pouco mais próximo da realidade nesta semana com o lançamento da versão mais recente de uma especificação industrial. Disponível para membros da WiGig Alliance, o documento será a base para uma primeira fase de testes de interoperabilidade, que deverá ocorrer no último trimestre deste ano.

Esses testes marcam a primeira vez que membros da Alliance poderão ver como seus produtos protótipos, usando uma transmissão de Wi-Fi de curto alcance que opera na banda de 60 GHz, poderão se conectar com outros. A versão 1.1 da especificação WiGig, que agora está sincronizada com o padrão sendo produzido pelo grupo IEEE 802.11ad, vai criar um link de transmissão Wi-Fi com suporte para até 7Gbps, em distâncias razoavelmente curtas, como um ou mais aposentos em uma casa.

A intenção é que ele conecte uma variedade de equipamentos de alto poder de processamento, incluindo aparelhos eletrônicos como TVs de alta definição, computadores e armazenamento em rede.

A especificação inicial (1.0) foi publicada em maio de 2010. Desde então, baseado nos comentários de membros da Alliance, o grupo conseguiu afiná-lo, aplicando uma série de melhorias.

A versão 1.1 é “pronta para certificação”, segundo o presidente do WiGig, Ali Sadri, que também é chefe do grupo de Mobile Wireless da Intel. Ela será usada como base para criar uma série de testes de certificação, um projeto conjunto entre a Alliance e a independente Wi-Fi Alliance (WFA).

Sadri diz que o processo de certificação deve ficar pronto durante o segundo semestre de 2012 e será inspecionado pela WFA. No passado, produtos Wi-Fi costumavam chegar ao mercado pouco tempo depois de ganhar a certificação.

Também foi anunciada nesta semana uma nova extensão para periféricos, e uma nova parceria para suportar produtos com entrada HDMI, como TVs flat.

A especificação WiGig Bus Extension (WBE) e a associada WiGig Serial Extension (WSE) suportam conexões wireless com aparelhos de armazenamento e outros periféricos de alta velocidade. A WBE agora está disponível para companhias participantes; já a WSE está sendo finalizada para lançamento até o final de 2011.

Fonte: IDG Now

No responses yet

Deixe uma resposta