Com a evolução da internet e o aumento da velocidade no tráfego de dados, é necessário que os equipamentos também acompanhem esse processo. E os roteadores, que, até então, atingem velocidades máximas de 450 Mbps, precisarão ficar ainda mais rápidos. Por isso, dois novos protocolos Wi-Fi, que vão permitir transferências de dados sem fio com mais velocidade, devem começar a surgir em 2012 e 2013.

Segundo o site Cnet, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está trabalhando na versão 802.11ac, de 1 Gigabit por segundo, e na 802.11ad, de 7 Gigabits por segundo. De acordo com o site, a versão de 1 Gigabit também está sendo desenvolvida paralelamente, porque o padrão 802.11ad , de 7 Gigabits, “ilumina” uma área muito menor com o sinal. Portanto, os 2 modelos, mesmo com velocidades bastante diferentes, podem se tornar complementares no futuro.

Os novos protocolos que vão permitir a transferência de dados sem fios com mais velocidade ainda nem foram aprovados, mas prometem chegar de mansinho. De acordo com o site, o IEEE acredita que 1 bilhão de dispositivos trabalhando com as versões 802.11ac e 802.11ad deverão ser lançados até 2015.

Fonte: Olhar Digital

 

No responses yet

Deixe uma resposta