A Totvs fechou ontem um acordo com a IBM, que distribuirá o sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês) da empresa brasileira fora do País. O contrato tem prazo de quatro anos e a parceria começará pela Argentina, Chile e Colômbia. O modelo de distribuição é o de computação em nuvem, em que o cliente paga uma mensalidade e acessa o software pela internet, no lugar de comprá-lo e instalá-lo em seus computadores.

O objetivo é atender pequenas e médias empresas. “O acordo deve ampliar nossa participação internacional, com foco em mercados em crescimento”, disse Laércio Cosentino, presidente da Totvs. “É a primeira parceria da IBM no Hemisfério Sul de ERP em cloud (nuvem)”, afirmou Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil.

A IBM e sua rede de parceiros venderá o software da Totvs, como serviço, nos três países. O software será hospedado em Hortolândia, no interior de São Paulo. No Brasil, a IBM também é parceira da Totvs na hospedagem do sistema, mas não na sua comercialização. “Hortolândia é um de nossos quatro centros mundiais de serviços”, ressaltou Pelegrini.

Segundo Cosentino, o acordo com a IBM deve ampliar a presença internacional da Totvs. Atualmente, as vendas externas respondem por uma fatia de 5% a 8% da receita total da companhia. “Temos presença em 23 países e, com esse acordo, entramos na fase 2 de nosso processo de internacionalização”, disse o presidente da Totvs.

Ele explicou que outras empresas de ERP normalmente deixam para parceiros locais a adequação do software ao sistema tributário de outros países. “Nós não, porque consideramos a parte tributária um componente central”, disse Cosentino, acrescentando que essa adequação leva tempo. “Agora estamos prontos para aumentar a velocidade da internacionalização.”

As duas empresas não quiseram falar sobre as metas do acordo. “Mas nós não fizemos isso para vender meia dúzia de contratos”, disse o presidente da Totvs. “O objetivo é um crescimento importante.” De acordo com Cosentino, cerca de 30% dos seus contratos da Totvs já estão no modelo de computação em nuvem.

A Totvs tem 49,1% do mercado brasileiro de ERP, e 31,2% do latino-americano, sendo líder no País e na região. Ela é a sétima maior empresa de ERP do mundo, concorrendo com gigantes mundiais como a SAP e a Oracle. A Totvs tem 26,2 mil clientes.

Potencial. Segundo estudo da consultoria IDC, o mercado de ERP para pequenas e médias empresas em países emergentes movimenta US$ 1,8 bilhão ao ano, com previsão de crescimento de 9,4% até 2013.

O acordo entre Totvs e IBM também prevê a oferta da linha Cognos, da IBM, de software de inteligência de negócios, para os clientes da Totvs. O mercado brasileiro desse tipo de sistema para empresas pequenas e médias no Brasil está avaliado em US$ 88,4 milhões.

O contrato com a Totvs faz parte da estratégia da IBM de reforçar sua operação no Brasil. A empresa americana planeja abrir 22 escritórios regionais no País em três anos, chegando a 45.

Fonte: Estadao.com.br

No responses yet

Deixe uma resposta