Uma pesquisa realizada pela empresa de mídia Mefeedia constatou que 54% dos web vídeos (formato H.264) estão disponíveis para rodar com a tecnologia HTML5.

Pela pesquisa, em janeiro deste ano esse número representava apenas 10% dos vídeos compatíveis com HTML 5. Mas embora tenha se registrado esse aumento, o Flash Player continua sendo a plataforma mais utilizada nos desktops.

Boa parte dessa parcela está vinculada ao fato de que esse formato de exibição de vídeos é o mais comum entre as plataformas móveis, como iPhone, iPad e Android. Outra forma de adoção está vindo também de publicadoras e sites que oferecem a troca de players iframe de forma dinâmica, dependendo do dispositivo utilizado no acesso.

Sites de vídeo estão agora utilizando a tag frame em vez da tag padrão “objeto”. Ao oferecer este novo código, a fonte pode oferecer um formato de vídeo que é suportado e otimizado para cada dispositivo.

O YouTube está testando um novo código neste padrão; já o Vimeo anunciou o seu Universal Player neste formato, assim como o DailyMotion em sua versão beta. E o Blip.tv oferece o formato e em breve irá oferecer embedded vídeos em HTML5. Essa tendência pode levar a um percentual maior de vídeos disponíveis nesse formato.

Fonte: Info Online

No responses yet

Deixe uma resposta