Durante Ciclo MPE.net empreendedor de Feira de Santana revela vantagens de anunciar na internet
Da Agência Sebrae de Notícias

Nos últimos seis meses, o diretor comercial da Pé Feito, Moacir Viana Júnior, contabilizou uma diminuição substancial nos gastos de divulgação da marca e do trabalho da empresa, que presta serviços na área de podologia, em Feira de Santana (BA). “Trocamos a veiculação em uma rádio local e a panfletagem, pela divulgação no serviço de link patrocinado do Google”, afirma. E a economia foi relevante. “Na rádio, pagamos R$ 400 por um mês, apenas aos sábados, e somente uma pessoa nos procurou. NaInternet, gastamos R$ 40 por 20 dias corridos e 120 pessoas vieram até à loja”, diz.

Esse foi um dos assuntos discutidos durante o Ciclo MPE.net, durante esta quinta-feira (23), no Teatro dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador. O objetivo principal dos seminários é difundir informações e conhecimento estratégico sobre a inclusão das micro e pequenas empresas no comércio eletrônico, visando ao desenvolvimento do mercado nacional e à geração de oportunidades de negócios. Cerca de 250 pessoas, entre empresários e estudantes, compareceram à abertura do evento, realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, com patrocínio do Sebrae e dos Correios.

Negócios on line
O analista do Sebrae Michelangelo Alves falou sobre as vantagens e benefícios da Bolsa de Negócios, serviço gratuito disponibilizado aos empresários através da Internet (www.bolsa.sebrae.com.br). “É uma vitrine eletrônica, onde o empresário anuncia seus produtos e serviços e o próprio sistema faz o cruzamento dos interesses de negócios por eles”, explica. Alves apresentou também dados sobre o aumento do número de empresas que buscam o serviço pelo país. No Brasil, os cadastros já chegam a 12 mil, contra 10.974 registrados em março de 2010. No Nordeste, cerca de dois mil empresários ingressaram no sistema, sendo um terço deles da Bahia.

As questões de registro de domínio, provedores de serviços de pagamento, gestão de riscos e vendas com cartão de crédito, publicidade on-line e logística global para o e-commerce também estiveram entre os temas dos seminários. De acordo com o coordenador de Negócios dos Correios, José dos Santos Neto, as compras pela Internet, que representavam 4,9% dos pedidos dos Correios, em 2007, passaram a 7,5%, em 2009. “A facilidade e aumento do acesso das pessoas à rede mundial de computadores fazem do comércio eletrônico uma tendência em franca expansão”, disse.

O analista da VeriSign, empresa que opera serviços de infraestrutura de Internet, Alexandre Giglio, destacou a importância de potencializar e fortalecer a marca de uma empresa no mundo virtual. “Mesmo que não seja uma loja on-line, estar na rede é fundamental, visto que só no Brasil, de acordo com dados da Webshoppers, de 2009, existem 15 milhões de e-consumidores”, revelou. Para o coordenador da Unidade Regional Salvador do Sebrae, Richard Alves, o evento é fundamental “pois o e-commerce já é uma realidade das micro e pequenas empresas que conseguem ter essa visão estratégica”.

A 8ª edição dos seminários será em Uberaba, Minas Gerais, no dia 7 de outubro. Outras informações através do site www.ciclo-mpe.net.

Fonte: PEGN

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